Um mal entendido bíblico sobre o dinheiro

A revelação da frase original do telefone sem fio

Gui Melo
3 min readFeb 3, 2022

Para mim, prosperidade é um encontro, e não uma caça. Todas estas frases tipo “trabalha enquanto eles dormem”, “sem dor, sem ganho”, etc., pregam mais sobre desespero e escassez do que sucesso e prosperidade. Pelo menos sob a minha perspectiva.

Eu olho para a natureza, tudo flui: a semente cai na terra e germina, as folhas velhas nutrem, a água da chuva umedece, o sol energiza; a água flui pelos rios, evapora, condensa, chove; os bichos nascem e as próprias mamães fazem o parto… As peças se encaixam.

Quando eu paro para pensar, muitas das coisas que eu intento fazer fluem com naturalidade: eu penso em conversar com uma pessoa, ela me convida para um café; eu penso em plantar uma cerejeira, e encontro alguém que está doando uma muda; eu penso em fazer anotações em post-it, e encontro um bloquinho na gaveta de uma amiga, e ela me dá…

Os encaixes existem.

Então, quem foi que disse que as coisas têm-que ser difíceis? Como pode a mesma energia atuar de maneira tão diferente quando o assunto é dinheiro?

Fake news

Eu faço parte do grupo de pessoas que não acompanha noticiários e não está antenado em tudo o que está acontecendo no mundo. O preço que que eu pago é ficar desinformado. Não é necessariamente ruim. Nem alienado. E, de qualquer forma, antes desinformado do que mal informado.

Tenho uma ideia parecida a respeito de mensagens bíblicas.

Antigamente, os líderes religiosos dedicavam anos de suas vidas aos estudos. Hoje em dia, um microfone e algumas cadeiras os tornam até apóstolos.

Muita gente prega que “dinheiro que vem fácil, vai fácil”. Há quem diga até que é ensinamento bíblico do rei Salomão; e como ele foi o homem mais rico da história, tem motivo para dizer. Mas ele não disse isso. O que está escrito é:

Riqueza obtida por desonestidade será diminuída
— Provérbios 13:11

Dinheiro fácil”, “dinheiro desonesto” e “dinheiro sujo” viram sinônimos, em muitas situações cotidiana, mas é preciso colocar um asterisco nesta informação, porque “fácil” pode ser interpretado como o antônimo de “difícil”, e, consequentemente, dar a impressão de que dinheiro só fica quando vem difícil.

Aí, eu pergunto: você, que trabalha 8 horas por dia (de seg. a sex., ou 6x1), ou até 12x36, pega trânsito, aguenta chefe e cliente estressados… seu dinheiro fica? Sua riqueza aumenta?

O propósito da riqueza

A “riqueza” deste versículo, em hebraico (hon), projeta a ideia de “posses”, “suficiência” (sustento), e origina da palavra “para ser fácil” (hun).

Dentro da cultura judaica, existe um conceito chamado “tikun”. Grosseiramente falando, é a ideia de expandir seus traços positivos, e corrigir os traços negativos. “Tikun olam” é esta correção/melhoria a nível mundial.

É razoável dizer que é muito mais fácil fazer seu tikun quando você não precisa se preocupar com as necessidades básicas. E, por isso, ter riqueza faz parte deste povo e desta cultura.

OK, mas então como faz para a riqueza aumentar?

Esta conversa estaria completa se fosse uma mensagem comum. Mas, neste site, erguemos a bandeira do autoconhecimento.

A lógica mais superficial vai dizer que “se eu trabalhar com honestidade, terei minha prosperidade aumentada”, e não é isso que geralmente acontece, é?

O que me convida para um questionamento mais profundo:

será que estou sendo desonesto comigo mesmo?

Será que estou sendo desonesto com os meus dons? Com meus sonhos? Com a voz do meu coração?

Será que eu não deveria estar fazendo desenhos, em vez de cálculos de engenharia? Será que eu não deveria estar cobrindo eventos esportivos, em vez de decorando leis?

Será que, ao correr atrás de um sucesso plástico, eu não estou fugindo da riqueza e da felicidade que, por sua vez, correm atrás de mim?

💛

Eu sou Gui Melo. Seu escritor favorito!

Estou nas redes sociais, vamos conversar!
Facebook
Instagram

Livros para expandir a consciência, autoconhecimento e amor próprio:
Carta de demissão do seu papel de trouxa
Notas da tempestade interior

--

--

Gui Melo
Gui Melo

Written by Gui Melo

Um introvertido compartilhando as lições que não ensinaram na escola, mas que são essenciais para conviver em paz com a própria cabeça 💛

Responses (1)